O mais recente obstáculo em um histórico de projeto tumultuado, cifras divulgadas pelo Conselho Municipal de Dundee estimam que o V&A Museum de Kengo Kuma custará £31 milhões além do previsto. Desde a escolha unânime em um concurso realizado em 2010, o projeto tem sido assolado por problemas orçamentais que forçaram a mudança do local de implantação da obra. Descrito pelo V&A como "muito mais que apenas um edifício", o V&A Dundee de Kuma tem conclusão prevista para 2018, três anos depois do prazo inicialmente previsto.
Inicialmente orçado em £45 milhões - uma cifra logo estendida para £49 milhões - o processo de construção do V&A Dundee não tem sido fácil. O aumento do custo da obra e o prazo cada vez mais prolongado resultou no redesenho da fachada do edifício, o que atraiu críticas de todas as partes.
A proposta de Kuma tem sido descrita como "ousada e ambiciosa, mas edificável e prática", assim, as notícias dos atrasos foram recebidas com um pouco de surpresa. "Desde o início estava claro que o projeto ... não poderia ser construído com o orçamento disponível" disse Alan Dunlop do escritório Alan Dunlop Architects. Um sentimento semelhante ao de Charlie Sutherland do Sutherland Hussey, finalista do concurso do para o V&A Dundee, que considera esse projeto "um fiasco".
Apesar dos reveses, o Conselho Municipal de Dundee permanece otimista em relação ao futuro do V$A Dundee, com o líder do conselho, Ken Guild, dizendo que "fazendo questão, as coisas acontecem", ao citar a cifra prevista que o projeto gerará para a cidade: cerca de £11.6 milhões.
Via Architects' Journal e The Courier.